domingo, 11 de dezembro de 2011

Deg Filó Teens

A partir da curiosidade da  filha da Adri Jazzar, que quis entender o que sua mãe fazia a cada 15 dias no famoso “Deg Filó”, compartilhamos com as outras mães do grupo e pensamos que seria muito interessante aproveitar essa curiosidade e falar do assunto “filhos” – expectativas, responsabilidades, cobranças, medos, educação, futuro, limites, etc – como mais um dos temas em nossas reuniões.  Aí fez “plin!” e  decidimos unir o útil ao agradável, trazendo os próprios para discutirmos os temas. 

Assim nasceu o Deg Filó Kids, que hoje já é Teens!



13 - 03 - 2011  |  Visão de mundo

No primeiro encontro, queríamos conhecer a visão de mundo que tinham nossos filhos, de 9 a 14 anos. Assim como nem todos se conheciam, propusemos atividades para se apresentarem e interagirem entre si.

A luz de nosso ritual, também iniciamos a reunião com uma meditação, para acalmá-los. Confesso, que no início acharam engraçado, mas foi o suficiente para podermos começar.

Fizemos um "quebra o gelo" com o jogo "Puxa conversa". Questões simples do tipo: O que mais gostava de fazer na infância? Um "mico" que lhe aconteceu?... Foram respondidas por mães e filhos, revelando lembranças inusitadas e divertidas.

Com a intenção de saber quais medos e ansiedades tinham,  propusemos que representassem seus sentimentos através de desenhos. A violência urbana veio em massa, medo de assaltos, medo que os pais pudessem morrer... 

Através de mímicas, solicitamos que representassem " como viam o mundo hoje" a fim de conhecermos um pouco a visão de mundo e suas expectativas. Ficamos surpreendidas com o nível de informação que tinham a respeito da destruição da natureza, do desrespeito ao meio ambiente, da escassez da água, do volume de lixo, e da violência.

No jantar, além de fazermos comidinhas divertidas e saborosas, continuamos a brincadeira. Enchemos uma taça pela metade com água e cada um teve de responder, se a taça estava vazia ou cheia. Na verdade, estávamos "avaliando" o positivismo ou o negativismo das crianças.

Imaginem que esperávamos que nossos filhos pudessem estar preocupados com os desafios naturais da idade, das provas, competições... E convidamos a Ida Alvares, mãe do grupo e ex jogadora olímpica de vôlei a contar sua estória de vida de quando foi ás Olimpíadas, para ensiná-los como lidar com situações de estresse e pressão.

Além do prazer, de poder participar de um encontro com nossos filhos, entendemos logo que seria necessário outro encontro. Não era possível que crianças que vivem " num meio tão ideal" pudessem ser tão pessimistas! As escolas estavam cumprindo seu papel com o conteúdo, mas essa visão negativa não poderia ficar assim.  


*
COMENTÁRIOS:

Queridas, o Lucas e Paula só elogios para a nossa noite. Eles amaram e perguntam quando será a próxima. O Lucas até comentou que ele sente falta de amigos que conversem sobre estas coisas... (fofo!). Acertamos e somos privilegiadas por isso. Bjs, Adriana Barros.
*
O Pedro estava bem animado para ir e adorou a reunião, os papos e todo mundo (adultos e crianças). Acho que ele adoraria repetir a dose. E adoro o tema "tudo de bom", vai fazer bem para eles e para todas nós. Eu também amei a experiência. Obrigada meninas e um beijo, Camilla.
*
A experiência foi ótima mesmo! O Mati também adorou! Como a Cami comentou, acho que seria bem interessante marcarmos outra, sobre " tudo de bom" que está acontecendo no mundo, para mudar ou ao menos amenizarmos, as impressões e responsabilidades que eles manifestaram ter. Bjs, Flá.

*
21 - 08 - 2011  |  Violência e Destruição da natureza

 No primeiro encontro Deg Filó Kids, ficou claro o quanto as crianças estavam bem informadas sobre o que está acontecendo no mundo. No entanto, chamou nossa atenção para a visão negativa, principalmente sobre o aumento da Violência e Destruição da natureza.


Pensando nisso propusemos que antes da reunião, fizessem uma lição de casa.
Pedimos que pesquisassem e observassem a sua volta, ações e iniciativas POSITIVAS de combate aos temas citados. Se algum vizinho, parente ou mesmo na internet elas reconheciam ações para diminuir a violência e a destruição da natureza.

Nós, as mães também fizemos a mesma pesquisa, focando nas ONGs que já existem sobre o tema e buscando outras ações, PRINCIPALMENTE COM A INICIATIVA DE CRIANÇAS.

Iniciamos a reunião após nossa meditação, ouvindo os depoimentos de todos sobre a pesquisa. Lembramos do depoimento da menina canadense Severn Suzuki no evento ECORIO 92,  a qual deu uma "bronca" nos participantes quanto a sua postura e atitude no descaso ás diferenças sociais, destruição a natureza, etc. Hoje ela tem sua própria ONG. 


 

Falamos também de outra menina mexicana Olivia  Bouler, que arrecadou US$ 200 mil  fazendo desenhos de pássaros que sofreram com o vazamento que ocorreu no Golfo do México em 2010, o pior vazamento da história dos Estados Unidos, apenas compartilhando seus desenhos no Face.   


Convidamos  Gabriele Brandão, de 15 anos, a qual sozinha começou a defender a causa da Preservação da Natureza, através de suas musicas. Hoje viaja o Brasil incentivando outras crianças a fazerem o mesmo e divulga seu Instituto Ambiental Gabrielle Brandão. Uma das integrantes de nosso grupo, conheceu-a no TEDxVILAMADA. Mas, infelizmente na ultima hora, devido a um falecimento na família, ela não pode participar. Então assistimos no youtube a palestra no Tedx.
( http://www.youtube.com/watch?v=-FSi40Eta6M)


Agora, era o momento de experimentarem a mesma iniciativa. Propusemos que montassem uma ONG para defender uma causa de seu interesse, expondo os objetivos, como alcançá-los e definindo patrocinadores e parceiros.

Terminamos com o desejo realizado. No mundo, as pequenas iniciativas são muitas e transformadoras. O melhor foi conscientizá-las, que não é preciso esperar ser adulto para tomar iniciativas!
*
COMENTÁRIOS:

O segundo encontro Deg Filó Kids foi mesmo uma delicia! As crianças estavam super envolvidas e adorei saber de tantas novidades na área como o  Projeto Casa, o fim dos Lixões, o comercial Otimismo, a ONG Um teto para meu país, um ex-viciado de Paraisópolis que agora ajuda a recuperar outros jovens viciados... Além do depoimento da Gabrielle, que assistimos através do link, foi muito motivante! Acredito, que "plantamos uma sementinha" no coração de nossos filhos. Obrigada pelas delícias trazidas! Bjkas, Flá.

*
11 - 12 - 2011  |  Inteligência Emocional


A partir da percepção de como reacionamos inconscientemente, ao se deparar com uma situação estressante, e sentir o quanto somos dominados pela "contra inteligência" ao reagir no fogo das emoções. Lembrei-me de quando freqüentava o grupo Gurdjieff São Paulo, no qual uma vez fizemos uma encenação de dramatização de emoções e foi muito interessante a experiência.

Assim propusemos ás crianças neste terceiro encontro um "Teatro de emoções", para que pudessem dramatizar situações difíceis do cotidiano, sem estarem de fato na situação, trocando papéis, para sentirem como seria responder a situação estando calmos e conscientes.

O surpreendente foi ver chegarem além dos filhos, seus primos e amigos. É parece que o Deg Filó Kids está ficando popular! rs...

Começamos com o aquecimento: O que é emoção? Quais emoções vocês conhecem?

A seguir assistimos cenas de filmes tentando identificar quais emoções estavam presentes e propusemos pensarem se já viveram estas emoções.

O “Teatro de Emoções” foi o ponto alto! Dentre as varias emoções observadas (raiva, ciúmes/inveja, ansiedade e medo), escolheram aprofundar a raiva.

Trouxemos os fundamentos da Inteligência Emocional e fizemos o teste “Teste sua RAIVA" do livro Inteligência Emocional e a Arte de Educar nossos filhos – John Gottman.

Eles ficaram surpresos com as inúmeras situações que manifestamos raiva e como nos atrapalha ao buscar a melhor resposta, a melhor solução.
Mas, como lidar com isto? Respirar, acalmar-se... E saber que existe a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para lidar com RAIVA, FRUSTAÇÃO, MEDO, INVEJA, CIÚMES...

Enumeramos para ser didáticas:
1) Reconheça as emoções em si mesmo e nos outros.
2) Compreenda as emoções.
3) Controle as emoções.
4) Seja racional. Use as emoções em favor de seus objetivos.

Essa coisa de emoções não é fácil, mas ao ver seu o filho emocionado, explosivo, lide com empatia, deixe claro que entende o que está sentindo.

*
COMENTÁRIOS DOS FILHOS:

Eu acredito que o Deg Filó Teens fez com que debatêssemos assuntos e entendêssemos pontos de vistas diferentes. Que refletíssemos assuntos que nunca pensamos. Sendo uma coisa boa para ampliar conhecimento e cultura. Lucas (15 anos).
*
Achamos muito legal, já que deu para refletir sobre as emoções que vivemos dia a dia e que antes não parávamos para reparar que tínhamos. E principalmente porque deu para perceber que estão sempre presentes. Daniela(12 anos) e Julia (15 anos).
*
É muito bom ter a oportunidade de discutir diversas opiniões. É uma atividade educativa e que acrescenta na vida de cada um, ás vezes até mudando o jeito que encaramos situações. Juliana e Paula (12 anos).
*
Conseguir entender melhor como as emoções influenciam ações e como elas determinam como cada pessoa é diferente das outras. Acho que as emoções são fundamentais e estão o tempo todo sendo manifestadas. Luana e Pedro (15 anos).
*
COMENTÁRIOS DAS MÃES:

As emoções são feitas para serem sentidas. Mas a experiência de falar sobre elas é sempre muito rica. Pois nos faz pensar e refletir sobre o significado delas! Fazer isso com as crianças/adolescentes é ainda mais prazeroso. Ver os olhinhos brilhando, a participação animada e a vontade de falar... É muito bom! Amei! Camilla.
*
O Deg Filó Teens é uma oportunidade de mães e filhos trazerem experiências, vivências emoções... Para as mães, uma forma de trabalhar alguns assuntos mais difíceis do dia a dia e da vida com seus filhos... Para os filhos, um privilégio, mesmo que não reconhecido, de crescerem como seres humanos. Adri Bazzali.
*
FOTOS DOS ENCONTROS (clique sobre as fotos para ampliar):








Um comentário:

  1. Saudades de vocês! Que bárbaro essa inclusão dos filhos .
    Muito importante, parabéns
    Beijos Deby

    ResponderExcluir