segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fragmentos de um Ensinamento Desconhecido, P.D.Ouspensky (cap. 6 - pág. 121 a 140)

Dando prosseguimento aos Ensinamentos de Gurdjieff:


 O futuro é DECORRENTE do presente.
Antes de ajudar o próximo, é necessário primeiro aprender a ajudar a si mesmo.
Hoje o que nos acontece é puro "acidente", nossa vontade atua pouco "neste destino". Somos MECANICOS, agimos automaticamente nas ações, pensamentos e emoções.
O melhor método para o estudo de si é a CONSTATAÇÃO DA AUTO OBSERVAÇÃO ou a análise.
Somos vários Eus, no entanto se o homem desenvolve em si um EU permanente, que resista às mudanças exteriores, este eu poderá também sobreviver à morte do corpo físico.


Seja SENHOR DE SI  e exercite o "ser" distanciado das emoções. Se formos senhores da vida, seremos senhores da morte, pois a morte é uma extensão da vida. A primeira razão da escravidão do homem é a IGNORANCIA de si mesmo. Estudar comportamentos é diferente de mudá-los. Manias são válvulas de escape para a pressão interna. Lutar contra uma mania pode gerar um desequilíbrio, substituindo-a por outra ou uma emoção desagradável. No entanto é este lutar, que nos DESPERTA para o Observar e o Constatar
Um mau hábito comum que deveríamos combater é a expressão de emoções negativas e desagradáveis. E uma conclusão relevante foi: O centro EMOCIONAL é mais rápido do que o INTELECTUAL, e capaz de perceber a multiplicidade das sensações.

Lembrem-se disso quando estudarmos EFT... Incrível como os ensinamentos podem-se interceptar!
*
COMENTÁRIOS:
Foi muito bacana nosso jantar de 2ª. Além de delicioso, foi dinâmico e enriquecedor. Poder estar juntas, cria um eco de palavras, pensamentos, dúvidas e verdades que fica mais fácil entender como funcionamos. Tenho tirado belas conclusões de vida, e é uma delícia escutar e observar o momento da Cacau, questionador e vibrante! Temos nossos momentos e compartilhar isso faz a grande diferença.Por isso acho a identificação válida nos processos individuais, para mim tem funcionado para reconhecer verdades que quero para mim, e para o meu desenvolvimento. É como achar a receita pronta, em vez de testar vários pratos, até descobrir o melhor. Seria maravilhoso uma conversa com o Gurdijeff, para debater sobre isso. Bjs, Adriana Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário