quinta-feira, 5 de abril de 2012

Deg Filó recebe TEDxDaLuz

A Casa Deg Filó recebe TEDxDaLuz para assistir ao vivo a transmissão do TedxChange em Berlin e discutir os temas. Transmissão das 12h30 às 14hs. Clique nas imagens para ampliar. 


A Fundação Bill & Melinda Gates Foundation é um parceiro estratégico do programa TEDx, e juntos se uniram para um projeto muito especial chamado TEDxChange - uma iniciativa dedicada a espalhar idéias de valor nas áreas de saúde e desenvolvimento global. A equipe trabalha com TEDxChange e organizadores TEDx em todo o mundo para ajudar a facilitar discussões significativas sobre temas como vacinas, o desenvolvimento da poliomielite, malária, HIV / SIDA, saúde materno-infantil e neonatal, e agrícola. 

Sobre o TEDxChange no dia 05.04.12: Ainda existem muitos  em nossa comunidade global, interdependentes que não podem satisfazer as suas necessidades mais básicas: comida, água potável, medicamentos que salvam vidas. Não podemos prosseguir com os negócios como de costume. No TEDxChange, vamos dar um passo atrás e olhar para a foto grande: Por que devemos continuar a investir em saúde e desenvolvimento global? E como podemos  trabalhar através das fronteiras e limites para fazer a mudança positiva?

Sobre os Oradores TEDxChange:


Melinda Gates: Melinda Gates serve como co-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates Foundation. Ela ajuda a definir a direção geral da fundação, conceber estratégias, analisando resultados e defendendo questões da fundação. Melinda vai discutir o planejamento familiar e como o poder de planejar mudanças nas vidas das mulheres e suas famílias e melhora a sociedades inteiras.

Jeff Chapin: Jeff Chapin é um engenheiro mecânico e designer de produto para IDEO. Ele é especialista em projetar soluções de saneamento para o mundo em desenvolvimento e já realizou projetos tanto na África Subsaariana e no Sul da Ásia. Jeff vai desafiar percepções tradicionais de 'design', enfatizando a importância da sustentáveis, sistemas baseados no mercado para o desenvolvimento de sociedades.


Sven Giegold: Sven Giegold é um membro do Parlamento Europeu e um dos membros fundadores da Attac na Alemanha. Sven tem dedicado grande parte de sua carreira para os problemas da indústria verde. Ele vai falar sobre o poder da ação coletiva e como as ações dos indivíduos, comunidades e negócios progressiva pode levar a mudanças críticas em nível nacional e internacional.


Theo Sowa: Theo Sowa é um conselheiro independente e consultor, especializado em desenvolvimento social internacional, com particular ênfase para os direitos das crianças e as questões de proteção, especialmente em situações de conflito. Ela é atualmente o CEO interino do Fundo das Mulheres Africanas para o Desenvolvimento, conceder uma mulher pan-africanas está fazendo organização. Nascido em Gana, ela viveu e trabalhou em muitos países da África, bem como do Reino Unido, Europa e EUA. Seu trabalho inclui funções de assessoramento aos africanos e outras mulheres internacionais e ativistas dos direitos das crianças e líderes, além de desenvolvimento de políticas e advocacia com uma variedade de agências e organizações internacionais.


Baaba Maal: Baaba Maal é um cantor e guitarrista senegalês nascido em Podor, no rio Senegal. Baaba canta principalmente em Pulaar e é o promotor mais importante das tradições dos povos de língua Pulaar. Ele lançou vários álbuns. Em julho de 2003, Baaba foi feito um PNUD emissário da juventude.Em março de 2012 ele visitou a Mauritânia com a Oxfam para chamar a atenção para a necessidade humanitária resultante da crise alimentar no Sahel. Também um embaixador para a campanha de Nelson Mandela 46664, ele se tornou um campeão cada vez mais vocal para os direitos das mulheres e meninas.


Flávia Ursini e Mariana Cosgswell, 
organizadora do TedxdaLuz

Este encontro nos trouxe a oportunidade de ver o que está acontecendo no mundo sobre outra ótica. A visão de quem, a partir de um olhar crítico, deseja transformar, compartilhar idéias e principalmente fazer a diferença, nem que seja com uma pequena iniciativa. Não importa o tamanho da mudança, mas sim que ela se iniciou. Não podemos mais apenas observar é necessário participar. Cada problema complexo tem uma solução simples, é preciso encontrá-la. Talvez a parte mais difícil seja convencer as pessoas de que é possível, comprometê-las.



Sob esta energia boa, que acontece quando pessoas reúnem-se com o mesmo propósito, nós da Casa Deg Filó decidimos expandir e compartilhar nossos aprendizados, em nosso bairro no Morumbi. Em breve, saberão de iniciativas que nasceram nesta sala, com o intuito de humanizar as pessoas e trazer vivências muito mais enriquecedoras para cada um de nós!

COMENTÁRIOS:

Flávia et al,
Eu é quem agradeço a experiência, o privilégio de conhecê-las e compartilhar um momento tão inspirador com vocês - as palestras do TEDx e ouvir um pouco da história de cada uma - mulheres líderes, agentes de transformação. Sem esquecer da presença masculina! Rsrs. Todos estão de Parabéns! Beijos, Priscila.
*
Um dos aprendizados de ontem foi perceber/entender/confirmar que um ambiente de confiança é especialmente rico para compartilhar, se entregar e criar um objetivo comum. Foi o que tivemos ontem. Obrigada a Priscila, Giana, Elaine, Fernanda, Goes e Mariana por confiarem e por estarem conosco. Bjs em todos, Adriana Barros.
*
Que tarde especial que tivemos ontem! Só tenho a agradecer esta oportunidade... repetindo o que dissemos ontem, somos PRIVILEGIADOS!Encontros como o de ontem, bem como as reuniões da Casa Deg Filó, ou qq oportunidade de reunir pessoas com o mesmo objetivo, nos enche de energia... que podemos traduzi-la em AMOR! Esse movimento de doação e compartilhamento já vem acontecendo em várias partes do mundo... precisamos ganhar força para que este “círculo virtuoso de amor” se espalhe pelo planeta! Dri Bazzali.
*
O que fica pra mim, disto tudo,  se resume em uma frase da Madre Teresa de Calcuta: "O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor." Que nossas energias se renovem todo dia, para que juntos a gente construa um "oceano" cada vez maior. Bjs a todas. Cacau.
*
Flavia querida, mais uma vez, meus sinceros agradecimentos pela acolhida do TEDxDaLuz pela Casa Deg Filó. Não poderia ter sido mais lindo! Beijos infinitos, Mari.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário