segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Será que existe outra forma de educação?

Maurício Curi, embaixador do Tedx Brasil,
e gestor do Tedx Vila Mada.
Ontem vivi no corpo a verdadeira sensação do que é desaprender para aprender.
O encontro foi motivado pelo desejo de discutir alguns vídeos do TED, especialmente selecionados pelo Maurício Curi, o qual participou de nossa reunião.





A seleção abaixo preparou o terreno para a inusitada conversa que viria depois.


Ric Elias | 3 things I learned while my plane crashed (5 minutes)
http://www.ted.com/talks/ric_elias.html

Bobby McFerrin | Plays... the audience!
 (3 minutes)
http://www.ted.com/talks/bobby_mcferrin_hacks_your_brain_with_music.html

Salman Khan | Let's use video to reinvent education
 (20 minutes)
http://www.ted.com/talks/salman_khan_let_s_use_video_to_reinvent_education.html

JR | 
Use art to turn the world inside out (24 minutes)

Ric Elias, que sobreviveu a um acidente aéreo fala sobre a urgência que a vida ganha após o trauma, a necessidade de buscarmos o que tem significado, de valorizarmos a presença das pessoas que amamos.  E diz:" Não tento mais estar certo, mas ser feliz."

Bobby McFerrin é um músico que brinca com a expectativa e a espontaneidade da platéia.

Salman Khan desconstrói nossos métodos educacionais, através da criação de vídeos educativos sobre todas as disciplinas escolares para serem assistidos em casa, no tempo da criança. A lição de casa agora é feita em sala de aula propiciando uma melhor interação do professor com o aluno, da troca e do aprendizado compartilhado entre os alunos. Quem sabe explica para quem não sabe. O professor tem mais tempo para os alunos que mais carecem de assistência. Humaniza-se a sala de aula. A "aula" é assistida quantas vezes for necessário pelo aluno até ter confiança, ter aprendido. Aqui existe o desejo do total domínio da disciplina. O aluno faz uma auto avaliação constante através de um programa online, que permite ao professor e/ou aos pais, acompanhá-lo sem o constrangimento da exposição em sala de aula. Surpreendente é notar que os esteriótipos do aluno "inteligente e lerdo", ao longo do tempo, alteram-se. 

Neste momento, uma das presentes relata a experiência de seus filhos com os vídeos do Instituto Khan, numa importante escola americana da cidade. " O sistema é prático e dá liberdade, no entanto quando o professor é muito bom, preferem a aula expositiva da escola."

E de repente a conversa dá uma guinada, com o depoimento de Ana  Thomaz " Na nossa escolarização desenvolvemos a crença de que há uma realidade pronta e que precisamos aprender a ser alguém nessa realidade".  Ana, é uma educadora especialista no método Alexander, lecionou muitos anos teatro na Escola Célia Helena, e há vários anos devido a tantas inquietudes, abandonou a idéia de fazer um mestrado sobre Desescolarização na universidade, por simples incompatibilidade. Agora faz seu mestrado, no dia a dia, em casa lecionando para pais e crianças que queiram entender melhor o que isto significa, uma vez que seu filhos foram e são educados fora da escola, conhecido como home schooling e unschooling. Sem sermos radicais, a reflexão convida a uma mudança de atitude sobre o que exigimos de nossos filhos e quais são nossos objetivos? É preciso romper hábitos que nos adormecem. A escola tradicional, investe apenas 5% na capacidade cognitiva dos alunos, é preciso passar o "conteúdo". E quando nossos filhos chegam a idade de questionar-se sobre o que desejam ser, quais são suas aptidões, encontram-se totalmente perdidos, percebendo o quanto foram "distraídos" pela avalanche da grade escolar.   

Ana dispara: " Então o que estamos fazendo? Mudando o método de ensino? Tirando os filhos da escola? Parindo em partos humanizados? Criando rituais? Tudo isso e muito mais sem abrir mão da cultura patriarcal. " Segundo seu "mestre" Humberto Maturana, somos criadores de nossa realidade, e a mudança antes de ser da sociedade é interna e de cada um de nós! Se você ainda não assistiu ao vídeo do JR aperte o "play" e viva a mudança. 

Este encontro inspirou-nos a fazer, mensalmente, reuniões sobre os vídeos do TED. Se a inspiração lhe acolheu, inscreva-se em nossos encontros e seja você também um degustador.    

Acesse:                                                        




Nenhum comentário:

Postar um comentário