segunda-feira, 24 de março de 2014

Deg Filó Itinerante no Jardins: Qual é o modelo de educação ideal?

Este foi o tema de nosso encontro Deg Filó Itinerante, que contou com a hospitalidade calorosa da anfitriã Rosangela Santos e a presença de dois queridos convidados do projeto Educ-ação, o André Gravatá e a Camila Piza, co-autores do livro " Volta ao Mundo em 13 escolas", juntamente com Eduardo Shimahara e Carla Mayumi.  (http://educ-acao.com/)


Camila Piza, eu e o André Gravatá.

O sonho que os moveu, nasceu do desejo de conhecer iniciativas que fossem inspiradoras e inovadoras pelo mundo, que pudessem despertar questões e inquietações, e provocar a reflexão à respeito de " Qual o propósito da Educação?". Polinizando ideias e olhares, um convite para sonhar com processos que geram mais cooperação do que competição, com uma diversidade de caminhos inspiradores na área da educação.

" Nós acreditamos no potencial da educação para redescobrir a felicidade e exercitar a capacidade de sonhar."




Rosangela Campos, a anfitriã e sua filha Gabriela.

Havia muita curiosidade na sala para conhecer melhor quais foram as escolas, espaços de aprendizagem e universidades visitadas e claro, descobrir, qual dentre eles poderia ser o modelo de educação ideal para nossa realidade, a partir do que vivenciaram e observaram na jornada?



Sempre uma deliciosa roda de conversas!


Nossos convidados fizeram uma breve explanação de cada iniciativa que visitaram:

Suécia
Youth Initiative Program (YIP)
Um curso para jovens encontrarem
suas paixões e explorarem o tema
do empreendedorismo social
Edgar Gouveia é um dos educadores-inspiradores.

Estados Unidos
North Star
Um centro de aprendizagem
autodirecionada para
potencializar processos de
desescolarização
Jonah Meyer, conselheiro diz "Educação deve ser igual a viver a vida"

Quest to Learn
Uma escola para crianças
construírem e imergirem em
jogos e sistemas on-line e off-line
" A maneira mais efetiva de ensinar é deixar 
os estudantes no controle da própria aprendizagem"
Integrar disciplinas para ensinar "como as coisas funcionam?"

Espanha
Team Academy
Um curso para
aprender e desaprender
empreendedorismo na prática,
com clientes reais e projetos
realizados mundo afora



Índia
Riverside School
Uma escola para crianças
e jovens se tornarem a
mudança que querem
ver no mundo

África do Sul
Sustainability Institute
Um instituto e ecovila que
busca a transdisciplinaridade
na teoria e na prática







Indonésia
Green School
Uma escola para entender
a sustentabilidade com os
cinco sentidos

Argentina
Escuelas Experimentales
Uma rede de escolas públicas
para crianças e jovens
aprenderem a importância do
ato de compartilhar, da arte e
do silêncio

Camila Piza

Brasil
Centro Popular de Cultura e
Aprendizagem (CPCD)
Uma organização de aprendizagem para
comunidades descobrirem o seu poder
"Professor é aquele que ensina, educador aquele que aprende" Gestor Tião Rosa

Amorim Lima
Uma escola pública para jovens e pais
conquistarem autonomia
Inspiração veio da Escola da Ponte de José Pacheco
e de Tolstói " Escolas são organismos vivos"





Politeia
Uma escola para crianças investigarem
temas que as interessam e praticarem
a democracia

Centro Integrado de Educação para
Jovens e Adultos (CIEJA) do Campo
Limpo
Uma escola para jovens e adultos reaprenderem a sonhar



Luciano e Cynthia Passianoto, psicólogos e
 gestores da Crescendo e Acontecendo.

Para nossa surpresa a resposta da pergunta veio rápida. " Não sejamos simplistas, para cada contexto diferente existe uma resposta diferente! A primeira coisa a ser feita é tirarmos a "escola" de dentro de nós para podermos enxergá-la com outro prisma e criarmos novas realidades. Deixar de criar escassez artificial, onde já existe abundancia instalada." sentenciaram Camila e André.

Mais do que respostas este encontro permitiu uma reflexão à respeito de como enxergamos a instituição escola e despertou muitos questionamentos, agora ilustrados em nossas colheitas:


Clique na foto para ampliar.


O que é educação?
Algo que transborda, vivo, uma comunidade de aprendizagem, que está ligada à tudo e aonde é essencial a diversidade. Uma escuta constante, segundo Tião Rosa. Educação é a plataforma da vida.



Clique na foto para ampliar.


Qual a prioridade da escola?
Como perde-se a oportunidade de ensinar e viver o processo...
Quais serão os temas que estão interessando as pessoas hoje?
Quais são os papéis dos alunos e dos educadores?
Como vou conectar as disciplinas ensinadas com a vida prática?
Qual é a sua paixão? O que você quer aprender?
A grade das matérias é muito rígida, mas a abertura existe para quem quer vê-la.


Anne Rammi, mãe índigo na empresa Mamatraca e
colaboradora da rede Ubuntu.

Quais são os problemas que percebemos?
Desmistificar limitações, sair da escassez artificial.
Disciplinas desconectadas.
Ter mais autonomia.
Professor só preocupa-se com entregar conteúdo, "encher os baldes" dos alunos, enquanto deveria "acender fogueiras".
Professor ensina, educador aprende.



Eu e a Renata Coselli Tabith, coach
envolvida com projetos para adolescentes.

Temos de ir na mão contrária... a sociedade quer nos igualar, para sermos todos "normais".
Para acontecer uma mudança é necessário que ela aconteça ao mesmo tempo, na sociedade e nas escolas.



Clique na foto para ampliar.


A pergunta final é: O que EU posso fazer, se somos todos criadores de realidades?
E a partir da iniciativa do projeto, fica a questão: Como posso impactar os outros?



Patricia Sarmento e Christina Monteiro idealizadoras do
 Pé na Estrada, projetos em Educação. 


Segundo Tião Rosa, para germinar um sonho é necessário:
- Acolhimento
- Convivência
- Aprendizagem
- Oportunidade
Se substituirmos o C por Ç, teremos AÇÃO!



Adriana Adler  e Renata Rocha.

Saímos todos tocados e inspirados, certos de que o caos faz parte do processo e da transformação! É preciso confiar!

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