Camila Piza, eu e o André Gravatá. |
O sonho que os moveu, nasceu do desejo de conhecer iniciativas que fossem inspiradoras e inovadoras pelo mundo, que pudessem despertar questões e inquietações, e provocar a reflexão à respeito de " Qual o propósito da Educação?". Polinizando ideias e olhares, um convite para sonhar com processos que geram mais cooperação do que competição, com uma diversidade de caminhos inspiradores na área da educação.
" Nós acreditamos no potencial da educação para redescobrir a felicidade e exercitar a capacidade de sonhar."
Rosangela Campos, a anfitriã e sua filha Gabriela. |
Havia muita curiosidade na sala para conhecer melhor quais foram as escolas, espaços de aprendizagem e universidades visitadas e claro, descobrir, qual dentre eles poderia ser o modelo de educação ideal para nossa realidade, a partir do que vivenciaram e observaram na jornada?
Sempre uma deliciosa roda de conversas! |
Nossos convidados fizeram uma breve explanação de cada iniciativa que visitaram:
Suécia
Youth
Initiative Program (YIP)
Um
curso para jovens encontrarem
suas
paixões e explorarem o tema
do
empreendedorismo social
Edgar Gouveia é um dos educadores-inspiradores.
Estados
Unidos
North
Star
Um
centro de aprendizagem
autodirecionada
para
potencializar
processos de
desescolarização
Jonah Meyer, conselheiro diz "Educação deve ser igual a viver a vida"
Quest
to Learn
Uma
escola para crianças
construírem
e imergirem em
jogos
e sistemas on-line e off-line
" A maneira mais efetiva de ensinar é deixar
os estudantes no controle da própria aprendizagem"
Integrar disciplinas para ensinar "como as coisas funcionam?"
Espanha
Team
Academy
Um
curso para
aprender
e desaprender
empreendedorismo
na prática,
com
clientes reais e projetos
realizados
mundo afora
Riverside
School
Uma
escola para crianças
e
jovens se tornarem a
mudança
que querem
ver
no mundo
África
do Sul
Sustainability
Institute
Um
instituto e ecovila que
busca
a transdisciplinaridade
na
teoria e na prática
Indonésia
Green
School
Uma
escola para entender
a
sustentabilidade com os
cinco
sentidos
Argentina
Escuelas
Experimentales
Uma
rede de escolas públicas
para
crianças e jovens
aprenderem
a importância do
ato
de compartilhar, da arte e
do
silêncio
Brasil
Centro
Popular de Cultura e
Aprendizagem
(CPCD)
Uma
organização de aprendizagem para
comunidades
descobrirem o seu poder
"Professor é aquele que ensina, educador aquele que aprende" Gestor Tião Rosa
Amorim
Lima
Uma
escola pública para jovens e pais
conquistarem
autonomia
Inspiração veio da Escola da Ponte de José Pacheco
e de Tolstói " Escolas são organismos vivos"
Politeia
Uma
escola para crianças investigarem
temas
que as interessam e praticarem
a
democracia
Centro
Integrado de Educação para
Jovens
e Adultos (CIEJA) do Campo
Limpo
Uma
escola para jovens e adultos reaprenderem
a sonhar
Luciano e Cynthia Passianoto, psicólogos e gestores da Crescendo e Acontecendo. |
Mais do que respostas este encontro permitiu uma reflexão à respeito de como enxergamos a instituição escola e despertou muitos questionamentos, agora ilustrados em nossas colheitas:
Clique na foto para ampliar. |
O que é educação?
Algo que transborda, vivo, uma comunidade de aprendizagem, que está ligada à tudo e aonde é essencial a diversidade. Uma escuta constante, segundo Tião Rosa. Educação é a plataforma da vida.
Clique na foto para ampliar. |
Qual a prioridade da escola?
Como perde-se a oportunidade de ensinar e viver o processo...
Quais serão os temas que estão interessando as pessoas hoje?
Quais são os papéis dos alunos e dos educadores?
Como vou conectar as disciplinas ensinadas com a vida prática?
Qual é a sua paixão? O que você quer aprender?
A grade das matérias é muito rígida, mas a abertura existe para quem quer vê-la.
Anne Rammi, mãe índigo na empresa Mamatraca e colaboradora da rede Ubuntu. |
Quais são os problemas que percebemos?
Desmistificar limitações, sair da escassez artificial.
Disciplinas desconectadas.
Ter mais autonomia.
Professor só preocupa-se com entregar conteúdo, "encher os baldes" dos alunos, enquanto deveria "acender fogueiras".
Professor ensina, educador aprende.
Eu e a Renata Coselli Tabith, coach envolvida com projetos para adolescentes. |
Temos de ir na mão contrária... a sociedade quer nos igualar, para sermos todos "normais".
Para acontecer uma mudança é necessário que ela aconteça ao mesmo tempo, na sociedade e nas escolas.
Clique na foto para ampliar. |
A pergunta final é: O que EU posso fazer, se somos todos criadores de realidades?
E a partir da iniciativa do projeto, fica a questão: Como posso impactar os outros?
Patricia Sarmento e Christina Monteiro idealizadoras do Pé na Estrada, projetos em Educação. |
Segundo Tião Rosa, para germinar um sonho é necessário:
- Acolhimento
- Convivência
- Aprendizagem
- Oportunidade
Se substituirmos o C por Ç, teremos AÇÃO!
Adriana Adler e Renata Rocha. |
Saímos todos tocados e inspirados, certos de que o caos faz parte do processo e da transformação! É preciso confiar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário